Viés de Confirmação
Ricardo Borges
10/19/2024


A classe comportamental Viés de Confirmação inclui respostas reforçadas positiva e negativamente. Implica em respostas de busca e acesso a informações formais (sites de notícias, meios de comunicação) ou informais (grupo de amigos, redes sociais) que confirmem suas autorregras, considerando que "estar certo" tem função de sobrevivência em várias situações agora e na história da espécie. Igualmente, a fuga ou esquiva de estímulos que contraponham sua forma de descrever as contingências (pensar) ocorre pelo fato de que "estar errado" é aversivo no sentido de causar prejuízos reais nas mais variadas situações (desde entrevistas de emprego, provas de concurso ou na faculdade, até conversas pessoas e criação de vínculos, compras, decisões de risco, etc), podendo ser até fatal. Ambos ocorrem também dada a generalização do comportamento. Porém, em históricos de reforçamento em que são estimulados e valorizados questionamentos, a mudança de ponto de vista, a discussão aberta diante de argumentos contrários pode levar pessoas a ter essa classe comportamental "Viés de confirmação" menos reforçada, ao mesmo tempo que se expor a ideias diversas das suas pode estar mais reforçado. Ou seja, trata de uma classe comportamental complexa que envolve histórico de reforçamento positivo e negativo, autorregras, controle de estímulo, fuga e/ou esquiva, operações estabelecedoras. Sua análise, em casos concretos na clínica exige uma busca desapressada, cuidadosa e cautelosa pela compreensão em cada caso.
Indicações de Leitura
Catania, A.C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. Porto Alegre: Artmed. Donahoe, J.D., Palmer, D.C. (1994).
Miguel, C. F. (2000). O conceito de operação estabelecedora na análise do comportamento. Psicologia: teoria e prática, Brasília, v. 16, n. 3, p. 259-267.